Por: Janaina Barcelos
Tübingen-Alemanha


Olá minhas pupilas!

Quero dar algumas dicas e contar sobre minha viagem a Alemanha. Trouxe novida
des, fiz alguns exames repetidos porque cada clinica e médico gosta de trabalhar com um método e ter certeza dos exames que já levamos para mostrar.

A cidade que fui se chama Tübingen, está situada em Stuttgart na Alemanha.  Uma dica para quem chega em Frankfurt é pegar o trem que vai para Stuttgart e depois Tübingen, não são cidade próximas, por isso o trem é a melhor opção para quem não quer gastar uma nota com taxi. Stuttgart tem aeroporto, mas como a diferença de preço estava muito alta, o melhor foi ir para Frankfurt.

Para marcar a consulta precisei de um pouco mais de 6 meses, por isso, mesmo grávida não pude deixar de ir. Então, para quem quer marcar saiba que não é fácil encontrar agenda. Se apresse.

A consulta foi com a Dra Entje Bernd na University of Tuebingen Centre for Ophthalmology -University Eye Hospital Functional Diagnostic Unit (UNIVERSITÄTIS AUGENKLINIK) que fica no endereço Schleichstraße 12-16 72076 Tübingen-Telefone 49-7071 2980819. O hotel mais próximo e com valor acessível é o Hotel Am Schloß.

FullSizeRender (4)FullSizeRender (5)

Bem, vocês assim como eu não deve ter entendido muito o que está escrito aqui, a não ser que seja fluente em alemão, por isso contei com a ajuda do tradutor Leonardo Guerra, um português que mora por lá  bastante tempo e que foi comigo para a consulta com a dra. Antje. Segue aqui também dica de tradutor, o email dele é info@guerra-translation.com
Foi muito atencioso e fez um ótimo trabalho.

Alguns dos exames que fiz foram ERG, eletroretinograma e campo visual, os mesmos que fazemos no Brasil. Fiz também o SKP Semiaoutomatisierte Kinetische Perimetrie, que consiste em medir o quanto de visão já foi perdidodownload (1).

Para mulheres grávidas

Outro exame muito importante foi o Tickness profile  que mede a espessura e a quantidade de liquido nos olhos,o edema que no meu caso está bastante alterado devido a gravidez e isso faz com que eu enxergue cada vez menos, porque o meu metabolismo está acelerado e automaticamente afetando também a visão. Realmente tenho percebido que estou vendo menos principalmente do olho direito pelo qual já não estou conseguindo ler determinadas coisas. No entanto, não posso tomar nenhum tipo de medicamento até finalizar a amamentação. Isso quer dizer que vou ter que me acostumar a enxergar pouco durante a gravidez e amamentação. Depois fui aconselhada a tomar o Diamox, mas aí já serão outros exames para ver a dose.

Sobre a vitamina A e colírios ela disse que não funciona para todo tipo
de retinose, o meu tipo é USH2A pelo qual não adianta tomar ou provar desse medicamento pois não terei efeito. Farei uma pesquisa para entender melhor e deixar aqui pra vocês os tipos que funcionam, assim ninguém gasta dinheiro e tempo atoa.

Falamos sobre terapias genéticas, sobre célula tronco, acupuntura e ainda não existe nada comprovado sobre isso, mas ela me recomendou a mais nova tecnologia que  é o Eletroestimulador de Córneas(TES) OKUVISION. O aparelho é uma terapia que teve eficiência comprovada pelas clinicas de estudo do Comite de doutores e representantes do patient Organization Pro Retina Germany. Foi testado em 60 pacientes, que usaram durante 1 ano, uma vez por semana por 30 minutos e a cada mês era controlado a evolução de cada paciente. O primeiro intuito era saber se era seguro induzir choques elétricos nos olhos dos pacientes e o segundo era saber se trazia algum beneficio para o paciente de rp. Ao final de um ano puderam afirmar que não houve qualquer problema ou incompatibilidade com os olhos dos pacientes e que os resultados foram positivos. Os valores e resultados positivos de exames de ERG depois de um ano inteiro foram evolutivos. “Entendo que usando ao longo dos anos será possível ter melhores resultados usando o eletroestimulador do que sem ele” Antje Bernd. È um produto alemão que pode ser comprado através do site WWW.okuvision.de/enEletroestimulador de Córnea

O tempo de acompanhamento recomendado pela dra. Antje é de 3 em 3 anos, em meu caso como p edema está alterado e devo esperar a gravidez passar, foi recomendado de 6 em 6 meses.

Bom, meus queridos são essas as informações relevantes e novidades que conheci. Espero ter ajudado e qualquer dúvida, mandem email. Estamos a disposição.

Um abraço grande e que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Com carinho,

Janaina Barcelos.


Deixe um comentário